Caracterização do Local
O terreno da edificação é caracterizado por sua forma retangular e orientação leste-oeste; o terreno é plano até a metade do lote e depois adquire um declive íngreme. A residência é inserida em uma parcela que determina as regras da implantação adotada.
Proposta
Devido às condições do terreno e às regras construtivas, a primeira ideia foi ocupar a área com construção até seus limites. Volumetricamente, a casa possui dois níveis no volume principal e um nível na área da garagem. A regulamentação para essa parcela impõe a obrigação de uma casa com um telhado de duas águas e o uso de telhas cerâmicas.
As aberturas da fachada foram estudadas para estabelecer uma conexão direta com as funções internas, resultando em aberturas desalinhadas.
Programa de Uso
O projeto possui dois níveis com uma tipologia T3+1.(Especificação construtiva de Portugal).
A distribuição espacial interna é caracterizada pela separação radical das funções por níveis. Os espaços destinados ao convívio social e aos serviços da casa são localizados no térreo e compostos pelo hall de entrada, sanitários, cozinha, sala de estar e de jantar, garagem, escritório e acesso vertical para o primeiro piso através de escadas.
O primeiro pavimento corresponde à área privativa da casa e é composta por três dormitórios e seus respectivos sanitários.
Atrás da edificação, no pavimento térreo, foi construída uma plataforma de conexão entre o interior e o exterior, garantindo o acesso para o final do lote.
- Cliente: João Lopes Nunes